"Todos juntos por uma escola e uma educação melhor"

quarta-feira, 12 de maio de 2010

4º ano visita unidade dos Correios

Eu escrevo e dou o meu recado


Atualmente, as pessoas utilizam diversos meios de comunicação como telefones, computadores (e-mail, mensagens de texto, blogs). Essa rapidez na troca de informações através de aparelhos cada vez mais sofisticados, faz com que muitas pessoas não saibam, por exemplo, enviar uma carta.

As turmas do 4º ano 2 e 3, com a orientação da professora Claudete Back de Jesus, aprenderam quais são as características desse gênero (data, despedida, notícias pessoais, etc) e os elementos que fazem parte de uma carta (endereço do destinatário, remetente, CEP).

Eles escolheram alguém de sua família para enviar a carta. O contemplado deveria responder a mesma.

A turma foi até o correio, que fica próximo a escola, e teve orientações importantes a cerca do envio de correspondências e sobre os serviços prestados nas agências de correios.

Pôde-se perceber a empolgação das crianças quando começaram a receber sua carta resposta. Isso os motiva a escrever outras cartas, e perceber que a escrita pode ir muito além do ambiente escolar, ela tem sim uma função social.

Relatório coletivo de visita ao Correio

(4º ano 2)


Hoje, ao chegar na escola, nossa turma foi ao correio enviar as cartas que escrevemos para um de nossos familiares.

Chegando lá, fomos recebidos pelo funcionário João, que nos explicou muitas coisas importantes sobre como enviar uma carta.

Ele explicou que para mandar uma carta devemos preencher os endereços corretamente. Também não é necessário escrever a palavra CEP, apenas colocar os números, porque a máquina não identificará as letras, e o funcionário terá que fazer isso manualmente. Então, a carta irá demorar mais para chegar em seu destino.

Se o endereço estiver incompleto, a carta voltará ou poderá ser queimada. É obrigatório colocar selo no local do destinatário.

Para todos os lugares do Brasil, a postagem terá o custo de R$ 0,70, se sua carta pesar até 20 gramas. Se quiser que a carta chegue mais rápida, é só enviar por SEDEX. De nada adianta escrever na carta a palavra “URGENTE”.

Nós gostamos muito de enviar e receber as cartas. Experimente você também e veja como será divertido usar esse meio de comunicação.


Relatório coletivo de visita ao Correio

(4º ano 3)


Hoje, dia 8 de março, nossa turma do 4º ano 3 foi ao correio para enviar as cartinhas. Nunca tínhamos escrito uma carta e aprendemos um jeito diferente para nos comunicar.

Ao chegarmos lá, o funcionário João nos explicou muitas coisas sobre como mandar uma carta.

Se quisermos que a nossa carta chegue mais rápido, usamos o SEDEX. Se preferirmos pagar mais barato, podemos usar a carta social, que foi a que nós usamos. Neste caso paga-se somente o selo.

Há também o telegrama, onde os dados são passados para o computador e enviados pela internet. Para mandar uma carta para qualquer lugar do Brasil, se pesar até 20 gramas, custará apenas R$ 0,70.

Se colocarmos o endereço errado, nossas cartas poderão retornar ou serem queimadas. Não é necessário escrever a palavra CEP na carta, apenas os números. Caso contrário, a máquina não conseguirá fazer a leitura e esta passará a ser feita manualmente. Para finalizar, gostaríamos de dizer que foi muito bom escrever e receber cartas. Escreva você também!!!


Veja algumas fotos:











Um comentário:

  1. E aí, estão as professoras Claudete e Katia sempre fazendo da educação um ato de cidadania e despertando a criatividade de nossos estudantes artistas.

    ResponderExcluir