"Todos juntos por uma escola e uma educação melhor"

sexta-feira, 23 de março de 2012

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2012

Com o objetivo de promover o interesse dos estudantes pela matemática, línguas estrangeiras e pelo trabalho em equipe estão abertas, até o dia 27 de março, as inscrições para a Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2012. Podem participar alunos de escolas públicas e privadas que estejam cursando desde o 4º ano do ensino fundamental (EF) ao 3º ano do ensino médio (EM). As inscrições deverão ser feitas pelo site www.matematicasemfronteiras.org.
A Olimpíada é realizada em fase única, com a aplicação de uma prova dissertativa, realizada na própria escola. Um dos diferenciais dessa competição é que a prova pode ser realizada em equipe e não individualmente. Uma das questões é resolvida em língua estrangeira (alemão, espanhol, francês, inglês ou italiano) a escolha dos participantes. Para auxiliar os grupos na sua preparação será disponibilizada uma prova-ensaio com os mesmo moldes da prova oficial de 2011.
As provas, aplicadas no dia 30 de março, são divididas em três níveis: Básico - para os estudantes do 4º ao 6º ano do EF; Júnior – para os de 7º ao 9º ano do EF; e Sênior - para o ensino médio. O professor responsável deverá selecionar uma prova por série e enviar à coordenação da Olimpíada no Brasil até dia 5 de abril. Uma banca formada por especialistas avaliará o esforço, a criatividade e a profundidade das resoluções apresentadas. O resultado será divulgado no dia 7 de abril.
“A Olimpíada é uma grande oportunidade para que, trabalhando em grupo, o aluno aprende a ouvir e respeitar opiniões diferentes. Além disso, testa o seu conhecimento sobre a disciplina. É importante todas as escolas da rede estadual incentivarem seus alunos a participar deste evento”, afirma Gilda Mara, diretora de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação.


quinta-feira, 22 de março de 2012

ALUNO INTEGRADO 2012

O Ministério da Educação, por meio da Universidade Federal de Goiás e LabTIME (Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais) está ofertando3.600 vagas para o Curso de Qualificação em Tecnologia Digital para alunos de ensino médio devidamente matriculados em escola da Rede Pública de ensino de todo o Brasil.

O curso é gratuito e será ofertado na modalidade a distância, pela internet, no ambiente de aprendizagem e-Proinfo com carga horária de 180 horas e certificado pela Universidade Federal de Goiás.

As inscrições estão abertas no site: www.labtime.ufg.br/ai/